Fórum

Páginas : 1

#1 19-08-2021, às 03h29

Guarda Reluzente
EquipeForum
ModeraEel
EquipeForum
...
Mensagens: 495

[Info]Riscos do uso de VPN

Olá guardiões e guardiãs que vagam pelas terras de Eldarya

Este informativo foi criado para informar aqueles jogadoras que usam o VPN pelos mais diversos motivos os riscos de correm e as formas de se protegerem ao optarem por continuar a usar o VPN

https://www.beemoov.com/documents/png/2020-07/separation-forum-el1-5f071725883cf.png

Sumário

O que é o VPN?
Mas quais são os riscos/
Alerta de Perigo!


https://www.beemoov.com/documents/png/2020-07/separation-forum-el1-5f071725883cf.png

Offline

#2 19-08-2021, às 03h29

Guarda Reluzente
EquipeForum
ModeraEel
EquipeForum
...
Mensagens: 495

https://i.imgur.com/tgpAiab.png
O que é o VPN?
https://i.imgur.com/tgpAiab.png

Você pode já ter se deparado com a palavra VPN antes seja em uma conversa no WhattsApp, no Discord, lendo um artigo na internet ou mesmo na sua faculdade/trabalho. Caso ainda não tenha ficado claro o que significa, pode ficar tranquilo que nós vamos começar este informativo te explicando exatamente o que é a VPN

VPN significa “Virtual Private Network” (Tradução:Rede Privada Virtual), ela te da a oportunidade de se conectar a uma determinada rede mesmo não estando no local físico da rede, como por exemplo vamos supor que a sua escola/faculdade tenha acesso gratuito a determinados livros/online artigos cientificos se você estiver conectado a sua rede. Porém por conta do COVID-19 e da educação EAD você não conseguiria acessar estes artigos na sua casa, a menos que se conectasse a rede VPN da sua faculdade/escola. Desta forma o site que possui o artigo/livro entenderia que você está utilizando a internet da instituição com quem ele tem um acordo e te liberaria a leitura.

Mas não é apenas para isso que as VPNs são usadas, ao utilizar uma rede VPN ela criptografa o seu tráfego de Internet e com isso disfarça a sua identidade online. Isso torna mais difícil para terceiros rastrear as suas atividades online e roubar os seus dados uma vez que a criptografia ocorre em tempo real.

Offline

#3 19-08-2021, às 03h29

Guarda Reluzente
EquipeForum
ModeraEel
EquipeForum
...
Mensagens: 495

https://i.imgur.com/tgpAiab.png
Mas quais são os riscos?
https://i.imgur.com/tgpAiab.png

Depois de toda essa explicação sobre a VPN você deve estar se perguntando, mas ela não devia ser segura? A solução para todos os meus problemas no computador?

Isso é relativo, ao mesmo tempo que por criptografar os seus dados a VPN torna mais dificil que redes e pessoas externas rastrearem a sua atividade online, o criador da VPN possui a chave da criptografia e pode fazer isso. Assim como se o criador da VPN teve o seu computador comprometido e hackeado, há grandes chances que o seu computador conectado a VPN dele também seja atacado.

Pesquisas recentes em VPNs gratuitas apontaram que:

75% dos serviços usam bibliotecas de rastreamento de terceiros;
85% exigem permissões para acessar informações sensíveis, como contas de usuário e mensagens de texto;
38% apresentam malwares, como trojan, malvertising e spyware. Os softwares maliciosos estariam em apps populares, baixados mais de um milhão de vezes, como o VPN Free, o Rocket VPN, o Cyberghost e o Tigervpns.

Mais do que isso, alguns dos programas baixados não atuam como de fato prometem. Segundo pesquisas, 18% dos apps de VPN utilizam protocolos de tunelamento sem criptografia. Isso significa que os "túneis" nos quais os dados trafegam estão desprotegidos e vulneráveis, pela ausência de criptografia, e podem ser acessados facilmente por terceiros.

Offline

#4 19-08-2021, às 03h29

Guarda Reluzente
EquipeForum
ModeraEel
EquipeForum
...
Mensagens: 495

https://i.imgur.com/tgpAiab.png
Alerta de Perigo
https://i.imgur.com/tgpAiab.png

Uma das formas dos serviços gratuitos de VPN explorarem as pessoas é pelo roubo e venda de dados. Geralmente, há uma coleta por meio de bibliotecas de rastreamento e então, os dados são vendidos para empresas interessadas em publicidade e análise.

O desvio de banda larga também está entre os perigos de se utilizar VPNs grátis. Alguns aplicativos pegam parte da capacidade de conexão e vendem para organizações. O popular Hola VPN foi acusado de fazer isso em 2015.

O app HotspotShield, que diz assegurar proteção, privacidade, otimização e uma navegação sem anúncio. Segundo estudos ele na verdade sequestra o navegador dos usuários e faz um redirecionamento para outros sites. De acordo com pesquisas, o tráfego dos usuários do serviço era redirecionado sem permissão para as lojas online AliBaba e E-Bay. Outro aplicativo com praticas similares é o AnchorFree

Mas não precisa ser um VPN famoso para te colocar em risco, uma pessoa pode entrar em um grupo de usuários de Eldarya e divulgar um VPN "seguro" para compras no banco de outros países, esquemas no leilão ou alegando que com isso a Beemoov não poderia descobrir sobre as fakes dos jogadores. Porém esta pessoa pode ser mal intencionada e estar montando uma verdadeira biblioteca com os e-mails e senhas de várias usuárias para depois roubar as contas ou vendê-las. Tenha sempre cuidado ao se conectar a redes VPN desconhecidas/gratuitas ou pouco confiáveis


https://i.imgur.com/fTOpOAg.png

Tutorial criado pela moderadora Paullete

Offline

Páginas : 1